Perfil Pr. Isamar 2017-05-24T10:15:36+00:00

Pr. Isamar Pessoa Ramalho

Isamar Pessoa Ramalho é evangélico desde a mais tenra idade. Aprendeu a amar a Deus por meio de seus pais, que o instruíram através da Bíblia. É bacharel em Direito, bacharel licenciado em Teologia, tem pós-graduação em Docência do Ensino Superior e em Gestão de Pessoas, cursa doutorado em Direito. É natural de Boa Vista – Roraima, onde desenvolveu várias atividades, como por exemplo, auxiliar de congregação do bairro Liberdade, líder da congregação do bairro Pricumã e líder de congregação nos bairros dos Estados e São Francisco. É casado com Maria de Nazaré Sodré Ramalho e pai de Naara, Isac e Isamar Júnior. Há 18 anos, é pastor-presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, congregação que tem 460 templos e aproximadamente 56 mil fiéis em Roraima.

Isamar Pessoa Ramalho, nascido em 10/01/ 1963, natural de Boa Vista RR. É bacharel em Direito, bacharel e licenciado em Teologia, tem pós-graduação em Docência do Ensino Superior e em Gestão de Pessoas, atualmente é doutorando em Direito. Casado com Maria de Nazaré Sodré Ramalho, pai de Naara, Isac e Isamar Ramalho

Infância e Juventude

Sendo o terceiro filho, cresceu na igreja. Na pré-adolescência, participou do Congresso de criança onde foi o preletor do evento com apenas onze anos de idade.

Aos dezessete anos foi batizado nas águas e aos dezoito anos, casou-se com amazonense Maria de Nazaré Sodré Ramalho, desta união nasceram-lhe três filhos, Naara Sodré Ramalho, Isac  Galvão Ramalho Neto e Isamar  Pessoa Ramalho Junior.

Na igreja

Ingressou no ministério em 1990 e em 10/11/1998 foi eleito em Assembleia Geral com 900 votos, tornando-se o 11º pastor presidente, sendo o primeiro Roraimense a ocupar relevante posição na instituição.

Ingressou em cargos de extrema importâncoa, sendo dois mandatos no Conselho Administrativo da CPAD, dois mandatos como membro da diretoria da CPAD.

Foi eleito como IV vice-presidente da CGADB e posteriormente IV secretário da CGADB.

Em 2016 foi nomeado Presidente da UMADNORTE

Desde que ingressou no ministério, tem como marco, ações com ênfase em uma gestão participativa, inovadora e criativa, além do companheirismo com líderes e demais membros da igreja.

Nestes 18 anos, destacam-se ações, pelas quais tem recebido condecorações dos poderes executivos e municipal, além do reconhecimento da comunidade assembleiana, foi homenageado pelo Senado federal e pelo governo da Coréia do sul.

Presidência AD

Em meados de 2000, iniciou-se a construção do maior templo em Roraima, com capacidade para 2.500 pessoas sentadas. Um templo com um design moderno e inovador.

No dia 26 de outubro de 2000, fundou a CEDADER (Convenção Estadual das Assembleias de Deus em Roraima), dando a Convenção a personalidade jurídica. Formatou a CEDADER em setores e no mesmo ano, estruturou o organograma com diretorias ligadas ao presidente, nomeando vice-presidentes para auxiliarem na execução das atividades da Igreja.

Em Boa vista, capital do estado, dividiu as congregações por áreas, após 4 anos em supervisão, já 2012 em setores e dezembro de 2016, implantou uma nova metodologia de trabalho, dividindo a cidade em regionais.

Desde 2000 vem investindo em construções, reformas no templos e aquisição de terrenos em bairros novos e na padronização das fachadas dos templos em todo estado de Roraima.

Em 2009, instaurou nos meios de comunicação a marca Assembleiano Roraimense para o Mundo, criando o departamento de comunicação.

Em sua gestão alguns projetos tem sido lançados.

 

Principais ações (1998 a 2017)

  1. Espiritual
  • Implementou grandes cruzadas,
  • Abriu novos campos na obra missionaria no âmbito internacional –  além de Moçambique, Venezuela, destacam-se a dePanamá e Guyana.
  • Maximizou obra missionária nas comunidades indígenas e ribeirinhas
  • Ampliou missões urbanas nos sistema prisional e cultos em feiras livres.
  • Instaurou Culto de milagre nas quartas-feiras
  • Implementou, em 2017 nova metodologia de trabalho eclesiástico, sendo inovado a gestão de 20 setores para 06 regionais, as quais são compostas por todos os bairros da Capital. Para auxiliar neste desafio, nomeou 6 Co-Pastores.
  1. Social e Assistencial
  • Em 2015 iniciou o processo de formalização jurídica do Centro Social Assembleiano, responsável por todos os programas/projetos sociais e assistenciais da instituição,
  •  “Minha Casa, Uma Benção” (construção de casas);
  • “Minhas Mãos Para Deus” (recolhimento de produtos da cesta básica para atender famílias carentes);
  • “Baby Chá Missionário” (produtos infantis para compor enxoval de recém-nascidos);
  • Cristo Vive, criado em 2009 e voltado ao “Sistema prisional”, o projeto visa à ressocialização de pessoas excluídos da sociedade.
  • Criou o departamento de comunicação, dá terceira idade, dos senhores, de eventos, de obras e patrimônio.
  • Criou o grupo de percussão feminino (firmado por componentes do círculo de oração)
  • Criou a orquestra filarmônica Arautos
  • Manteve as atividades do coral Filadélfia
  1. Área da Educação.
  • Fundou em 09 de julho de 2003 a Escola Preparatório para Obreiro, atual, Instituto Assembleiano, com ênfase na educação teológica e em 2016 abrangeu a educação secular para as faixas etárias de 03 a 5 anos.
  • Dinamizou o ensino na Escola BÍBLICA Dominical.
  • Criou a Escola de Obreiros – EBO
  • Criou o curso de Formação de Professores da Escola Dominical
  1. Educação Secular
  • Parcerias com a FAETEL e FARES
  1. Projeto Político
  • Em 2002 Lançou e Implementou o projeto político-eleitoral da IEAD em Roraima, nos moldes do projeto original “Cidadania AD BRASIL”.

Considerações finais

A Igreja Assembleia de Deus é uma entidade de Utilidade Pública, reconhecida pela Lei municipal de nº 209, datada de 12 de dezembro de 1989.

Nestes 18 anos, Pastor Isamar Pessoa Ramalho, zela com muita dedicação pelos 463 Templos inaugurados, lidera 5.000 líderes em todo estado, incluindo Pastores, Evangelistas, Diáconos, professores da EBD, diretores de departamentos, dirigentes de pontos de pregação.

Segundo senso do IBGE (2010), hoje Roraima é um estado com índice elevado de evangélicos, sendo Assembleia de Deus, a maior denominação evangélica possuindo mais de 55.000 membros assembleianos em todo o Estado de Roraima.